coronavírus

Após retorno, Lauduz já realizou 145 consultas remotas em uma semana

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Em uma semana após a retomada dos atendimentos, a Lauduz somou 145 consultas online para pessoas com suspeita de Covid-19. A intenção do projeto é, novamente, desafogar o sistema de saúde no combate à pandemia. Entre a última segunda-feira e o último sábado, o maior pico de pacientes atendidos foi na quarta-feira, com 38 pessoas recebendo orientação de estudantes de medicina e/ou médicos, todos eles voluntários na iniciativa.

A principal novidade desta nova etapa é a descentralização do serviço. No ano passado, a central de atendimento da Lauduz era sediada na Universidade Franciscana (UFN). Agora, todos os voluntários poderão avaliar o paciente de casa. Inclusive, isso tem facilitado a adesão de mais acadêmicos e médicos à iniciativa.

O serviço funciona das 8h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 20h, nos finais de semana.

A LAUDUZ EM UMA SEMANA

  • 22 de março - 19 atendimentos
  • 23 de março - 30 atendimentos
  • 24 de março - 38 atendimentos
  • 25 de março - 27 atendimentos
  • 26 de março- 20 atendimentos
  • 27 de março - 11 atendimentos

COMO FUNCIONA?
Além do acesso direto que pode ser feito em lauduz.com, os profissionais que fazem pré-triagem Covid em postos e unidades de saúde poderão recomendar às pessoas com sintomas mais leves que procurem uma consulta online na Lauduz.

Dessa forma, o paciente precisa fazer um rápido cadastro e é contatado por um acadêmico diretamente no site. Depois, a pessoa ainda é encaminhada para um médico que possa prescrever medicação, solicitar exames e/ou fornecer um atestado. Esse protocolo será aplicado em todos os atendimentos.

Mesmo após ser avaliado pelo médico, todo paciente que estiver cadastrado na plataforma será monitorado nas semanas seguintes para averiguar se houve piora ou melhora do quadro clínico.

VOLUNTÁRIOS
A plataforma pretende expandir o número de voluntários em comparação ao ano passado por conta da maior flexibilização. Com os médicos e acadêmicos atendendo de casa, há possibilidade de mais pessoas envolvidas no serviço ao mesmo tempo. Saiba como participar:

Em breve, mais novidades
A retomada dos atendimentos não é o único projeto colocado em prática pela Lauduz. Segundo a direção, nas próximas semanas poderão ser instalados terminais de telemedicina em locais estratégicos. O sistema será instalado próximo a unidades de saúde e examinará sinais vitais e condições de saúde da pessoa. Assim, um paciente conseguirá ter uma primeira triagem sem mesmo precisar acessar o site.





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